- Agrupamento
DOCUMENTOS ESTRUTURANTES
OUTROS DOCUMENTOS
- Alunos
PROVAS E EXAMES
MATRÍCULAS
- Bibliotecas
- Notícias
- INOVAR
- SIGA
- PAA
- Avisos
- Contactos
O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa (AEFP) pauta a sua atuação pelas disposições do Decreto-lei nº 190/91 de 17 de Maio que prevê a criação dos SPO e do Decreto-lei nº 300/97 de 31 de Outubro que define a criação da carreira de psicólogo no âmbito do Ministério da Educação. A Lei nº 51/2012 de 5 de Setembro que aprova o Estatuto do Aluno e Ética Escolar, assim como o Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses, são também documentos que guiam as atividades do SPO.
O SPO define-se enquanto uma unidade especializada que tem como principal objetivo acompanhar o aluno, individualmente ou em grupo, ao longo do seu percurso escolar, procurando promover o seu desenvolvimento global, apoiar a construção da sua identidade pessoal e de um projeto de vida, assim como favorecer o enriquecimento das relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade.
Genericamente, o SPO desenvolve atividades nos seguintes domínios:
- Avaliação e acompanhamento dos alunos do Agrupamento com necessidades educativas diferenciadas;
- Atendimento, avaliação e acompanhamento de alunos sinalizados, ou que espontaneamente procurem o auxílio do SPO, com problemáticas ao nível da motivação, competências, comportamento, desenvolvimento, aprendizagem…;
- Orientação Escolar e Vocacional;
- Desenvolvimento de ações no âmbito da promoção do sucesso educativo;
- Colaboração com os órgãos de direção, administração e gestão e com as estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica;
- Articulação com serviços e instituições externas, nomeadamente das áreas da educação, saúde e da segurança social;
- Atividades de consultoria com encarregados de educação e corpo docente;
- Colaboração com a comunidade educativa na identificação de necessidades e na elaboração de estratégias para as satisfazer, nomeadamente no desenvolvimento de projetos.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
O SPO está disponível para atender qualquer elemento da comunidade educativa.
Este atendimento está obrigatoriamente sujeito a agendamento prévio (ver contactos) de forma a garantir a disponibilidade do SPO.
LOCAL
EB Fernando Pessoa – Gabinete 1
Alameda Fernando Pessoa, nº 278
4520-827 Santa Maria da Feira
CONTACTOS
Telefone: 256 377 700
spo@aefernandopessoafeira.pt
www.facebook.com/spo.aefp.33
www.instagram.com/spo_aefp/
LINKS ÚTEIS
Institucionais:
- Direção-Geral da Administração Escolar
- Direção-Geral de Educação
- Direção-Geral do Ensino Superior
- Instituto de Avaliação Educativa IAVE
Informativos:
- Fórum Estudante
- Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional
- Instituto do Emprego e Formação Profissional
- Instituto Português do Desporto e Juventude
- Segura Net
- Plano Nacional de Leitura
- Design the future
- Portal de Oferta Formativa
Linhas de Apoio:
- Sexualidade em Linha: 808 222 003
- SOS Grávida: 808 20 11 39
- Vida – SOS Droga: 14 14
- Saúde 24: 808 24 24 24
- Telefone da Amizade - Angústia, solidão e prevenção suicídio: 228 323 535
- S.O.S. Adolescente - 800 202 484
- S.O.S. Estudante (apoio emocional e prevenção do suicídio): 915 246 060; 969 554 545; 239 484 020
- APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – 116 006